STWBrasil na Mídia – Veja as principais notícias e temas relevantes de 2021

STWBrasil na Mídia – Veja as principais notícias e temas relevantes de 2021

Tempo de leitura: 5 minutos

Sempre que um dos especialistas aqui da STWBrasil é chamado por veículos sérios de mídias e com boa reputação para falar sobre segurança da informação, é um momento que nos enche de orgulho e dá a certeza de que estamos no caminho certo.

Afinal, existe maior prestígio para uma empresa ou profissional que ser reconhecido como autoridade no segmento em que atua?

Em 2021 não foram poucas vezes que vivemos esse momento. Nosso sócio, especialista em segurança da informação e Perito Forense Digital, Marcelo Nagy, por diversas vezes esteve presente na mídia, seja dando depoimentos para matérias jornalísticas ou mesmo na televisão, participando de programa de grande audiência.

Quando levantamos todas as participações do Marcelo Nagy na mídia, logo percebemos a predominância de um tema que dominou a segurança da informação: os golpes digitais, envolvendo o roubo de celulares ou não. Vamos juntos relembrar?

Marcelo Nagy na mídia em 2021: relembrando as participações do nosso especialista em segurança da informação

STWBrasil na Mídia – Marcelo Nagy no Programa Encontro com Fátima Bernardes

A pandemia de covid-19 diminui sensivelmente a movimentação de pessoas nas cidades. 

Uma consequência indireta desse cenário foi o aumento significativo dos golpes cibernéticos nos últimos dois anos.

Afinal, as pessoas podiam não estar circulando no mundo físico, mas em compensação nunca estiveram tão imersas no mundo digital.

Outro fator relevante que precisa ser considerado é a introdução do PIX. A modalidade de transferência facilitou a vida de todos, inclusive dos golpistas, que conseguem fazer a limpa nas contas das vítimas com enorme rapidez.

Ainda no universo dos crimes digitais, não podemos se esquecer do aumento dos ataques ransomware. O sequestro de dados e golpes do tipo não poupou nem mesmo órgãos estatais.

Se o mundo nunca foi tão digital, e deve ser ainda mais com a chegada do 5G e o desenvolvimento do metaverso, a segurança da informação e nos ambientes tecnológicos nunca foi tão importante.

Assim, as aparições de Marcelo Nagy na mídia em 2021 cumpriram um papel pedagógico importante, comunicando de forma clara e didática, informações importantes para que o cidadão leigo no assunto também seja capaz de se proteger.

Nesse sentido, a participação nos programas “Encontro com Fátima” e “É de Casa”, ambos da Rede Globo, maior e mais importante rede de televisão do país, cumpriu um papel essencial, permitindo promover uma educação para a segurança da informação de massas.

Confira abaixo as aparições e temas tratados por Marcelo Nagy na mídia em 2021:

Vale reforçar que a presença de Marcelo Nagy nos programas globais vem se tornando cada vez mais regulares, tendo sido presença no “Encontro com Fátima” já duas vezes nesse início de ano. Em janeiro, falando sobre os golpes de invasão de perfil no Instagram, e no início de fevereiro, novamente abordando medidas de segurança para roubos de celulares.

Assim, ao que tudo indica, teremos ainda mais Marcelo Nagy na mídia em 2022, levando informação de qualidade e enchendo de orgulho seus companheiros da STWBrasil.

E vamos combinar? Assuntos para a participação do nosso simpático sócio e especialista não vão faltar. A segurança da informação nos ambientes digitais nunca foi tão importante, e não apenas em razão dos golpes digitais, mas também pela falta de transparência ainda existente no uso de dados por governos e empresas.

Nós temos o direito de não termos uma vida controlada por algoritmos – ainda que em parte ela já seja.

A ética no uso da tecnologia e dos dados lentamente deixa de ser uma discussão de nicho e acadêmica e se torna mais palpável à medida que a população é informada de forma clara e acessível sobre as transformações em rumo e o futuro que queremos.

E vale lembrar: 2022 é o ano do 5G, que viabiliza uma série de soluções automatizadas, permite novas aplicações de machine learning, inteligência artificial e internet das coisas, elevando a importância da segurança dos dados e das redes. Imagine um ataque a uma empresa onde os hackers tomem o controle das máquinas, por exemplo.

Por aqui seguiremos fazendo o que a gente sabe de melhor: promover a segurança da informação seja em ações educativas, de mídia ou no atendimento a clientes; contribuir com a elucidação de crimes digitais através da perícia forense; e contribuir para o desenvolvimento de um ambiente digital mais seguro para todos.

Vem com a gente nessa?

Facebook Comments
Facebook Comments