Cyber Security: Descubra as principais diferenças entre segurança cibernética e segurança da informação

Cyber Security: Descubra as principais diferenças entre segurança cibernética e segurança da informação

Tempo de leitura: 5 minutos

Hoje ser capaz de responder aos ataques cibernéticos e ameaças digitais é fundamental. Entenda a diferença entre cibersegurança e segurança da informação.

Vivemos um momento de protagonismo da conectividade nas empresas, que se por um lado colhem grandes benefícios do uso da tecnologia, por outro ficam suscetíveis às ameaças cibernéticas, um risco capaz de gerar incalculáveis prejuízos.

Diante desse cenário é fundamental que os negócios de todos os tamanhos invistam em soluções de segurança que protejam efetivamente suas redes e dados de ataques cibernéticos dos criminosos digitais.

A cibersegurança vem se desenvolvendo e evoluindo ao longo do tempo, sendo capaz de oferecer respostas rápidas e eficientes aos perigos do mundo digital, que por seu lado ficam cada vez mais sofisticados, mostrando que ainda temos um longo caminho a percorrer quando falamos da segurança nas redes.

É importante ressaltar, contudo, que um dos maiores aliados que temos nessa batalha é o conhecimento, seja para evitar tomar ações que levem a instalação de malwares e exposição de vulnerabilidades, seja para tomarmos melhores decisões na proteção de nossas empresas.

Segurança cibernética x segurança da informação: qual a diferença?

Segurança cibernética x segurança da informação
Segurança cibernética x segurança da informação: qual a diferença?

Para começar a conversa que desejamos ter com você ao longo das postagens de nosso blog sobre esse assunto tão importante que é a cibersegurança, é importante termos alguns conceitos chaves claros.

Segurança cibernética não é apenas outro termo para segurança da informação. Estes são conceitos diferentes. A confusão nesse caso é comum e ocorre por diversos motivos, como pela associação com a tecnologia da informação ou mesmo por que o ambiente digital é a grande ferramenta de informação do nosso tempo.

Mas então, qual a diferença entre a segurança cibernética e segurança da informação?

A cibersegurança se aplica a uma parte da segurança da informação com foco na proteção digital, cuidando das ameaças as informações transportadas por meios cibernéticos. Já a segurança da informação tem um foco mais amplo, cuidando da redução de riscos no transporte de dados por qualquer meio, seja digital ou não.

Muito provavelmente, porém, os dados mais importantes de seu negócio estão alocados ou são transportados em meios digitais, fazendo desse o ponto mais sensível para a segurança de sua organização.

É preciso ter em mente que as ameaças à segurança da informação de sua empresa, como dados bancários, informações financeiras sigilosas, documentos, informações de clientes, entre outros, são reais.

Você talvez esteja pensando: “Ok, mas como evitar os ataques cibernéticos?”.

Para alcançar esse objetivo, é preciso contar com medidas de proteção como a implantação de processos internos bem definidos e a instalação e manutenção de softwares de segurança de forma correta, caso contrário você torna-se um alvo fácil para os ataques cibernéticos.

Mesmo essas medidas, contudo, não contam com 100% de eficácia.

Primeiro porque o componente humano sempre está sujeito a erros – intencionalmente ou não; segundo que por mais que os desenvolvedores de sistema de segurança se esforcem ao máximo para acompanhar e responder com rapidez a evolução das estratégias dos cibercriminosos, nem sempre isso é possível.

Por isso, uma boa estrutura de segurança da informação precisa contar com serviços de investigação digital, utilizando a inteligência cibernética na resolução de ataques e prevenção de ameaças digitais.

Contando com uma empresa de investigação digital como parceira

STWBrasil
Contando com uma empresa de investigação digital como parceira

Sabemos que nem sempre é viável para uma empresa contar com um setor de inteligência cibernética internamente.  Na maioria dos casos isso não seria nem recomendável, uma vez que para ter eficiência nessas práticas é necessário despender tempo e investimento, o que dividiria a atenção com o core do negócio.

Mas isso não quer dizer que você deve deixar a sua empresa desguarnecida. A cibersegurança é um investimento que gera retorno no longo prazo e evita prejuízos incalculáveis oriundos de ciberataques, que podem tanto ser financeiros quanto de imagem.

Uma solução nesse caso é ter uma empresa de investigação digital como parceira, que atuaria em serviços de inteligência cibernética voltada a segurança da informação para proteger seus dados sensíveis e responder com rapidez e eficácia as ameaças cibernéticas e ataques de criminosos.

A STWBrasil é especialista em segurança da informação, contando com ampla expertise no ambiente digital e uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados em constante atualização para oferecer toda a proteção que sua empresa precisa.

STWBrasil
https://www.stwbrasil.com/

Além de realizar investigação digital forense diante de práticas criminosas, a STW oferece uma gama de soluções, da tecnologia para proteger seus dados à recuperação de desastres, sem deixar de lado a importância da educação do usuário final, fator essencial para a prevenção de crimes digitais.

Quer saber mais sobre a segurança dos seus dados, como se proteger de ataques cibernéticos e muito mais? Curta a nossa página nas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais conteúdos exclusivos!

Em tempos onde caminhamos para que tudo esteja conectado, saber proteger as informações é mais do que uma opção: é fundamental.

Até a próxima!

Facebook Comments
Facebook Comments