Computação Forense e Perícia Digital: Como um Perito Forense Digital atua na Solução de Crimes Digitais?

Como um Perito Forense Digital atua na Solução de Crimes Digitais - STW Brasil

O Perito Forense Digital é um profissional fundamental nas investigações de ações criminosas, sejam elas cometidas no mundo virtual ou físico. 

Hoje, computadores e dispositivos móveis são grandes fontes de dados e informações relacionados a esses crimes.

Nas últimas décadas a internet se espalhou e consolidou pelo mundo, isso se aprofundou ainda mais a partir da explosão dos smartphones

Passamos grande parte de nossos dias conectados, de modo que é possível dizer que nossos dispositivos sabem mais sobre nós, do que nós mesmos. E este fato é bem evidente para os criminosos. 

Acontece que quando estamos no ambiente digital, é muito difícil não deixar qualquer rastro de nossas ações. 

Mesmo um celular danificado pode ter seus dados recuperados, por exemplo, como mensagens há muito tempo apagadas do aparelho pelo proprietário.

A mesma lógica vale para invasões, envio de phishing, sequestro de dispositivos, entre outras práticas comuns dos crimes digitais. 

Sendo que nesses casos, muitas vezes o Perito Forense Digital é o único meio para se tentar localizar os culpados.

Quais Crimes Digitais o Perito Forense Digital pode ajudar a solucionar?

Quais Crimes Digitais o Perito Forense Digital pode ajudar a solucionar?

É comum ao longo da história da humanidade, que inovações e tecnologias desenvolvidas pensando no bem comum, sejam utilizadas por algumas pessoas para obtenção de benefício próprio a partir de práticas criminosas, e com a tecnologia da informação não foi diferente.

A internet, essa gigantesca rede mundial de computadores, logo se tornou um ambiente fértil para usuários mal intencionados, que viram na rede uma porta de entrada para computadores e sistemas de outrem, assim como um cardápio quase infinito de potenciais vítimas de todo o mundo que podem ser abordadas de qualquer lugar.

A realidade é que a web é um campo de batalha. 

Esse campo de batalha pode até parecer silencioso para a maioria das pessoas, mas ferve diariamente com os embates entre desenvolvedores e criminosos em busca de brechas e vulnerabilidades para que seus ataques e golpes sejam bem sucedidos.

Nem todo criminoso digital, contudo, atua como um hacker ou busca realização financeira através de crimes cometidos pela internet.

Tipos de práticas criminosas:

  • Calúnia, 
  • difamação, 
  • injúria, 
  • racismo, 
  • homofobia,
  • perseguição, 
  • extorsão, 
  • entre outros, 

São possíveis práticas criminosas que encontraram um terreno fértil na web, devido em grande parte a sensação de anonimato que muitos usuários ainda sentem na rede.

Esses tipos de práticas criminosas, quando realizadas utilizando dispositivos conectados à internet, também são consideradas Crimes Digitais. 

Assim, o trabalho de um Perito Forense Digital é fundamental no processo de investigação desses casos.

Ele é o profissional capaz de produzir provas com valor jurídico que orientem o inquérito.

Como o Perito Forense Digital atua na solução de crimes?

Como o Perito Forense Digital atua na solução de crimes?

A computação forense busca pistas que não são capazes de serem vistas a olho nu e reconstitui de fatos seguindo normas e padrões pré-estabelecidos visando produzir provas com valor jurídico no ambiente virtual.

Seu principal objetivo é a aquisição, identificação, extração e análise de dados que estejam em formatos eletrônicos ou armazenados em dispositivos e mídia computacional, visando à comprovação de ilícitos ocorridos em meio digital bem como de seus autores.

Primeiramente são listados todos os meios e dispositivos eletrônicos ligados ao ilícito e seus suspeitos a serem periciados. Após esse levantamento, esses são recolhidos e lacrados de modo a evitar que seus dados e informações sejam adulterados.

Após esse processo, apenas o Perito Forense Digital tem acesso aos dispositivos, realizando as ações de varredura necessárias para encontrar e extrair dados relevantes ao caso, inclusive àqueles que tenham sido excluídos em algum momento.

Realizada essa varredura e levantamento, os dados encontrados são analisados, e é papel do Perito preparar um parecer com os fatos e provas encontradas durante a perícia. Esse documento pode tanto ser apresentado para acusação como para defesa de acusados.

Assim, a computação forense e o perito digital são hoje dos maiores aliados da investigação e da justiça, produzindo provas de ilícitos cometidos utilizados ou facilitados pelo ambiente digital, o que só pode ser realizada por especialistas que conheçam esse mundo.

Quer saber mais sobre a computação forense e o trabalho do perito digital? Continue acompanhando nosso blog e siga nossas páginas nas redes sociais!

Até a próxima!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nossas Redes

Mais LIDOS

Empresa líder em segurança da informação. A proteção digital da sua empresa é a nossa prioridade. Contamos com o uso de tecnologia de última geração por profissionais altamente especializados.

Copyright © Todos os direitos reservados Conheça nossas Políticas de Privacidade