Como proteger a conta do Instagram para não ser hackeado: confira esses 5 passos!

Como proteger a conta do Instagram para não ser hackeado

Você já se perguntou sobre Como proteger a conta do Instagram para não ser hackeado?

Em janeiro de 2022 ocorreu uma série de casos de contas do Instagram que foram invadidas e utilizadas para aplicar golpes. 

Para ajudar as pessoas a se protegerem, o programa Encontro, da Rede Globo, convidou nosso perito Marcelo Nagy, em uma participação onde falou sobre essa modalidade de golpe e como se proteger para não ter o Instagram invadido.

Confira neste artigo 5 dicas sobre como proteger sua conta do Instagram para não ser hackeado!

Como os hackers invadem o Instagram

Imagine a cena: você está passando os stories no Instagram depois de um dia exaustivo, quando de repente, se depara com um perfil pessoal anunciando uma geladeira por um preço incrível. A justificativa é que a pessoa está se mudando e o aparelho não cabe na casa nova.

Sendo o perfil de uma pessoa conhecida, você confia e logo pensa em não perder a oportunidade. Para não perder tempo, realiza a negociação pelo direct, chega a um acordo, realiza a transferência via PIX e ao enviar o comprovante recebe um belo “block”.

Nervoso, logo vai tirar satisfação por outros meios e descobre que em nenhum momento você falou com o dono do perfil ou a oferta existiu, mas sim com hackers que haviam invadido a conta do Instagram do seu conhecido.

Essa não é uma história de ficção, mas um golpe digital cada vez mais utilizado por criminosos, reforçando a importância sobre os usuários das redes sociais aprenderem a proteger seus perfis de invasões.

Como proteger a conta do Instagram para não ser hackeado: veja esses 5 passos!

Como proteger a conta do Instagram para não ser hackeado: veja esses 5 passos!

1- Ative a verificação de dois fatores

A verificação de dois fatores oferece uma camada extra de segurança, exigindo mais de uma senha no momento que for realizado o login em um novo dispositivo.

Mas atenção: a verificação de dois fatores vinculada a endereços de e-mail ou número de telefones é pouco segura. Caso seu e-mail seja invadido ou tenha o número clonado, os hackers terão fácil acesso às suas redes.

A solução nesse caso é vincular a autenticação de dois fatores da rede social, há algum aplicativo de autenticação, que funciona como uma chave bancária, modificando o código de acesso de tempos em tempos.

2- Tenha senhas fortes

Em 2022 umas das senhas mais utilizadas por usuários de internet continua a ser a sequência numérica de 1 a 6 (ou até o número de caracteres exigidos). A lista das senhas mais utilizadas ainda conta com variações óbvias dessa.

Se você quer se proteger de invasões no Instagram, ou em qualquer outra plataforma, ter senhas fortes precisa ser o seu mantra.

O que significa senhas fortes?

Senhas com no mínimo oito caracteres, com letras, números, símbolos especiais e variação de maiúsculas e minúsculas e que sejam exclusivas para aquele login.

Sim, você não deve repetir senhas nas plataformas, a não ser que queira correr o risco de ter todos os seus acessos invadidos de uma vez.

Você não precisa se preocupar com a sua memória para decorar todas as senhas fortes se utilizar um gerenciador de senhas.

3- Cuidado onde clica

Nunca clique em links enviados por pessoas desconhecidas e mesmo naqueles enviados por conhecidos, o ideal é verificar através de outro canal se a pessoa de fato que lhe enviou o direct.

Esse cuidado se estende também para outras redes sociais e e-mails. O uso de links que instalam softwares maliciosos, possibilitando a invasão de redes e dispositivos, é uma das práticas mais utilizadas pelos cibercriminosos.

4- Desconfiar nunca é demais

Algum perfil entrou em contato solicitando dados pessoais ou outro tipo de informação sensível? Não informe.

Mais do que tecnologia, os hackers utilizam a engenharia social para ludibriar suas vítimas, levando a tomadas de decisão que facilitam e abrem os caminhos para ação criminosa.

Por isso, vale a regra: no mundo digital, desconfiar nunca é demais.

5- Proteja seus dispositivos

Todas essas ações, porém, podem pouco valer para impedir que tenha sua conta no Instagram invadida caso você não proteja seus dispositivos.

Além de manter sistemas e aplicativos sempre atualizados, eliminando vulnerabilidades, é importante contar com um antivírus confiável e eficaz, ativo. Mesmo entre as opções gratuitas você encontra boas opções para minimizar riscos.

Proteja seu Instagram e evite ser uma vítima da invasão de contas

Hoje nossas vidas estão atreladas as redes sociais. Quando uma conta do Instagram é invadida, além da aplicação de golpes em outrem, os criminosos digitais passam a ter acesso a intimidade da vítima, por isso, tomar medidas que ajudem a minimizar o risco de invasão da conta no Instagram é fundamental.

Nosso sócio, especialista em segurança da informação e perito digital, Marcelo Nagy, marcou presença no programa Encontro, em janeiro de 2022, para falar sobre esse golpe, dando dicas preciosas, e que todos conseguem compreender, sobre como se proteger da invasão de conta no Instagram. Tudo isso em meio a um papo delicioso com Patrícia Poeta, Manoel Soares e a plateia do programa.

Você confere essa participação e aprende mais sobre como proteger a sua conta do Instagram de invasões aqui.

Quer saber mais sobre como ter uma vida digital mais segura e se proteger de golpes cibernéticos? Fica ligado em nosso blog e curte a página da STWBrasil nas redes sociais. Com a gente, você sempre encontra informação de qualidade, atestada por especialistas.

Até a próxima.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nossas Redes

Mais LIDOS

Empresa líder em segurança da informação. A proteção digital da sua empresa é a nossa prioridade. Contamos com o uso de tecnologia de última geração por profissionais altamente especializados.

Copyright © Todos os direitos reservados Conheça nossas Políticas de Privacidade