Como limpar a memória do celular em 5 passos

Como limpar a memória do celular em 5 passos

Tempo de leitura: 4 minutos

Como limpar a memória do celular e mantê-lo sempre com espaço de armazenamento?

Quem nunca ao tentar tirar uma foto recebeu a notificação que o armazenamento do celular estava cheio e não havia espaço na memória do aparelho?

Fotos, vídeos, documentos e aplicativos ocupam os espaços dos smartphones, comprometendo o desempenho do sistema operacional e da bateria, além de impedir que novos arquivos e programas sejam salvos. 

A memória do seu celular não é infinita e assim como aquele quartinho da bagunça que muita gente tem em casa, ele também precisa ser limpo e organizado de tempos em tempos para que continue utilizável.

Para te ajudar nessa missão, que às vezes parece impossível, separamos 5 dicas valiosas que você pode aplicar hoje mesmo e voltar a ter a melhor performance do seu dispositivo.

Como limpar a memória do celular: Confira essas 5 dicas para manter o espaço de armazenamento do celular livre

Como limpar a memória de celular – Confira essas 5 dicas para manter o espaço de armazenamento do celular livre!

1- Utilize a nuvem para armazenar fotos e vídeos

As fotos e vídeos estão entre os principais arquivos que ocupam a memória do celular. Pudera, com o avanço das câmeras dos smartphones, como resistir a tirar centenas de fotos e gravar vídeos dos momentos mais interessantes do dia-a-dia?

Você não precisa se livrar de todos os seus registros, mas também não é preciso mantê-los no celular. Como? Simples, fazendo um backup dos arquivos na nuvem. As fotos e vídeos salvos na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar e até mesmo com outros dispositivos.

Existem serviços de nuvem gratuitos e pagos que atendem as mais diversas necessidades. Avalie e escolha o ideal para você.

2- Apague documentos que não utiliza mais

É muito comum realizar download de documentos no celular e após o uso se esquecer de que o arquivo existe.

Mesmo os documentos pequenos ocupam espaço de armazenamento, por isso, caso não vá utilizar mais o arquivo, apague-o após o uso.

Lembrando que assim como as fotos e os vídeos, você também pode enviar seus documentos para a nuvem, liberando espaço no dispositivo.

3- Avalie seus aplicativos

Existem aplicativos que utilizamos em nossa rotina, como os bancários, e que precisam estar instalados no smartphone. Outros, contudo, utilizamos esporadicamente, ocupando um espaço que fica ocioso.

Mantenha instalado apenas os apps realmente úteis e realize o download pontual dos demais quando houver necessidade de uso.

Além disso, é importante verificar se o aplicativo não realiza alguma espécie de armazenamento de dados temporário, como o cache presente em streamings, que devem ser limpos periodicamente.

4- Configure as autorizações dos aplicativos de mensagem

Nos aplicativos de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, é possível mudar as configurações para que o app não realize downloads automáticos de fotos, vídeos, documentos, etc.

Ative essa opção e evite que o seu celular fique sobrecarregado por arquivos enviados por outros sem se quer que você perceba.

5- Faça a limpeza periodicamente

Muita gente adia realizar a limpeza do celular por ser um processo que, embora simples, seja a depender da situação da “bagunça” interna, demorado e um pouco chato.

Não há como escapar desse trabalho, mas se você mantiver uma rotina, realizando a limpeza do celular a cada duas semanas, o processo se torna mais rápido e menos trabalhoso.

É como na faxina da casa: quanto maior a regularidade, mas fácil fica manter tudo em ordem.

Hoje o celular é companheiro essencial no nosso dia. Manter o dispositivo organizado e sem esgotar a capacidade de armazenamento, garante um melhor desempenho e durabilidade ao proprietário.

Quem explicou melhor sobre como limpar a memória do celular foi o nosso sócio, especialista em segurança da informação e perito digital, Leandro Morales, em participação no programa Mais Você, da Rede Globo, em 20 de junho de 2022. Clique aqui para conferir.

Quer saber mais sobre segurança da informação e o mundo digital? Continua acompanhando nosso blog e segue a página da STWBrasil nas redes sociais.

Até a próxima!

Facebook Comments
Facebook Comments